Nossos serviços

Controles internos, governança e riscos

A Governança Corporativa e Compliance são os pilares corporativos que contribuem para o aumento da competitividade e da rentabilidade, aliando boas práticas, organização, disciplina, ética e procedimentos, os quais tem como objetivo manter a empresa em conformidade com leis, normativos e regulamentos externos e internos, minimizando os riscos de fraude e de condutas indevidas.

Elaboração de políticas e procedimentos ("normatização")

Mapeamento dos processos-chave

Identificação das oportunidades de melhoria (estruturação dos controles internos)

AUDITORIA INTERNA, CONTROLES INTERNOS & GESTÃO DE RISCOS

A função de Auditoria Interna visa assessorar a Alta Administração (Conselhos e Comitês) no desempenho efetivo de suas funções e responsabilidades, avaliando o grau de exposição ao risco da Organização e se os sistemas, operações e atividades de controle interno da empresa estão atingindo os objetivos estratégicos de forma eficiente.

Neste contexto, os nossos profissionais possuem ampla experiência na utilização de metodologias e abordagens para o mapeamento dos processos, avaliação dos riscos de negócio e desenho dos controles internos chave, atendendo às necessidades de cada cliente de maneira customizada.

Execução de testes documentais e em base de dados dos sistemas corporativos

Elaboração de relatórios gerenciais e matriz de riscos e controles

Estruturação dos controles internos chaves para mitigação dos riscos de negócio

Procedimentos específicos para detecção de fraudes

PROFISSIONAIS SOB DEMANDA

Muitas empresas optam por manter uma estrutura enxuta de auditoria interna e buscam recursos sob demanda, para projetos específicos.

Temos profissionais com experiências em diversos segmentos e que conseguem se adaptar rapidamente a novos modelos de negócio.

Nossa participação nos projetos em que disponibilizamos mão de obra sob demanda vai desde o auxílio aos gerentes de auditoria interna no desenho do plano de auditoria até a execução deste plano sob a supervisão dos executivos da área de riscos e auditoria interna da própria empresa contratante.

DILIGÊNCIA DE CONTROLES INTERNOS

Na avaliação de uma empresa para iniciar uma transação de compra ou de venda, é muito importante o comprador ou o vendedor ter informações sobre a situação da empresa target no que se refere à sua estrutura de governança corporativa e controles internos.

Sell side: Auxiliamos a empresa que está buscando um comprador a melhorar sua estrutura de controles internos e com isso aumentar o valor do seu negócio.

Buy side: Auxiliamos a empresa compradora a identificar fraquezas na target que devam ser levadas em conta na determinação de seu valor de mercado.

Fundos e firmas de M&A: Damos suporte para fundos e firmas de M&A desde o mapeamento dos controles da target até a integração dos controles internos da empresa adquirida com a empresa que a adquiriu.

Uma estrutura de controles internos e governança com alto grau de maturidade fornece mais segurança em relação à probabilidade de erros materiais serem identificados após a conclusão da transação. E da mesma forma, uma estrutura de controles internos e governança frágil aumentam as chances de problemas não terem sido identificados durante as diligências contábeis, fiscais e trabalhistas.

Nossa Due Diligence de controles internos é feita através uma avaliação de riscos (Risk Assessment) que identifica de forma rápida e precisa os pontos mais críticos da estrutura de controles internos da target, resultando em um relatório que indicará as áreas de maior fragilidade e que servirá de ponto de partida para o trabalho de integração dos controles internos da empresa adquirida com a estrutura de governança da empresa adquirente.