português español english

Cases de Sucesso

< Voltar

Fusão Cemig e Terna

A Cemig Geração e Transmissão S.A. anunciou em 23 de abril de 2009 a aquisição da Terna Participações S.A. segunda maior empresa privada de transmissão de energia elétrica do país, presente em onze estados do Brasil e com mais de 3.700 km de linhas de transmissão integrantes de rede básica.

Essa operação foi a maior aquisição do setor elétrico brasileiro dos últimos oito anos. A Cemig adquiriu 65,86% do capital da Terna por R$2,3 bilhões. Mas devido ao tag along, oferecimento das mesmas condições aos acionistas minoritários, o valor pode chegar a R$3,3 bilhões. Com a operação a Cemig irá aumentar sua participação de mercado no setor de transmissão de energia elétrica brasileira de 5,4% para 12,6% como medido pela RAP 2008/2009.

A equipe da Hirashima & Associados participou do processo de aquisição, atuando na realização da Due Diligence contábil e tributária e na preparação do laudo de avaliação econômico-financeira da Terna pra apresentação da justificativa do preço na Assembléia de Acionistas da Cemig.

< Voltar